Sunday, February 10, 2013

Um Bom Ano da Serpente para todos!!


Olá Lovers,

Sabiam que os Chineses estão prestes a festejar a entrada no Ano Novo? Pois é..como devem saber, a cultura chinesa segue-se por um calendário diferente do dos Ocidentais. O novo ano chinês começou hoje, dia 10 de Fevereiro e terminará no dia 30 de Janeiro de 2014. Parece que se, a partir de amanhã, pisarmos território chinês, estaremos a viver no ano de 4711 ;)

É engraçado o quanto a noção de tempo é relativa. Nós, Ocidentais, temos como referência o nascimento de Cristo (a.c. e d.c.); os Orientais guiam-se pelo calendário lunar. Cada mês tem inicio no dia mais pequeno do ciclo. 

A comemoração do Ano Novo é a festividade com maior relevância na cultura chinesa. Seguindo a tradição, esta começa no 1º dia do mês e prolonga-se até ao 15º dia, quando a Lua é mais brilhante. 




A história é interessante...

Conta a lenda que havia uma besta gigante chamada Nian que comia seres humanos de uma vez só. Quando as pessoas se aperceberam que Nian se sentia intimidada pela cor vermelha e tinha medo de barulho, as pessoas começaram a tentar afuguentá-la. A lenda completa que Buda marcou um encontro com todos os animais existentes. 12 criaturas apareceram e, então, ele decidiu atribuir um animal a cada  ano, criando um ciclo de 12 anos. 

O ano em que as pessoas nascem é dito ter influência na sua personalidade, de acordo com o animal daquele ano. Este ano é simbolizado pela Serpente (Shé em Chinês). Segundo a cultura, é um ano de muita calma e reflexão em que qualquer representação de opressão e violência serão mal toleradas...é o que dizem ;)

Vamos a uma previsão?

Dinheiro: organização e disciplina serão as chaves para o sucesso...meninas...vamos lá ter cuidado com as compras de maquilhagem e vamos usar tudinho o que temos em casa ;)

Emprego: planeamento e segurança parecem ser os pilares para estabilidade profissional...nada de mudanças precipitadas (ainda bem que mudei de emprego antes deste novo ano eheh)

Amor: o romantismo vem em força, mostrando de cada um de nós a parte mais sensual ;) No entanto, tudo o que vem de bom tem que ser balanceado parece que do outro lado temos os ciúme...por muito que custe, vamos tentar não controlar as nossas caras metade...eles também têm direito a amar a vida, certo? ;)

Saúde: o equilíbrio volta a revelar-se meio caminho para uma vida saudável...cuidado com a alimentação, exercício físico e acompanhamento médico são essenciais em qualquer ano.

Espiritualidade: parece que a Serpente é um ser de bem. Tirar um pouquinho de tempo para cultivar aquilo que nos faz ter vontade de viver é muito importante. Ser altruísta e praticar o que pensamos ser o bem também nos ajuda a realizar no final do dia...

Para mim, na prática, acreditando ou não nas lendas e nas culturas, é sempre bom tirar aquilo que melhor pudermos aproveitar para o nosso bem estar. Assim seremos Lifelovers ;)

Estes são os anos da Serpente: 1905, 1917, 1929, 1941, 1953, 1965, 1977, 1989, 2001 e 2013. 

Gostaram Lovers? Eu sou Dragão (que também é um signo bem interessante eheh), e vocês, são que signo? ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment