Tuesday, June 25, 2013

Curiosidade | Qual a diferença entre os ovos brancos e os ovos castanhos

Olá Lovers,

Já há algum tempo que andava intrigada com a cor dos ovos nos EUA. Eu nunca tinha visto ovos brancos à venda até hoje, mas sempre via nos filmes e mesmo nos vídeos do Youtube. Pensava no assunto quando via, mas depois esquecia-me sempre de vir pesquisar.

No outro dia estava a escolher ovos e havia uma única caixa de ovos de casca branca. Nunca tinha visto, a sério! Então decidi comprar para experimentar. Claro que, com eles no frigorífico, tive um óptimo reminder para fazer a pesquisa.


Qual a diferença entre as duas qualidades de ovo?

Bem, depois de muito procurar e não encontrar argumentos diferentes, venho concluir que a diferença está apenas e somente na raça da galinha. Na maioria dos resultados de pesquisa encontrei que a cor da casca depende da cor das penas da galinha. Noutros resultados, encontrei que isso é falso e que depende puramente da raça. Bem, para mim estamos a falar do mesmo. A raça influencia a fisionomia e aparência do animal, nomeadamente na cor das penas, o que claro vai-nos levar à mesma conclusão ;)

* Cor
Pelo que li, a coloração deve-se dar durante a formação do ovo ainda no útero da galinha. 

* Valor nutritivo
Não encontrei nada que argumentasse uma diferença nutritiva entre os 2 tipos de ovo. Este aspecto depende, sim, do tipo de alimentação do animal: quanto melhor a galinha for alimentada, mais nutritivos serão os seus ovos. 

* Rigidez da casca
O ovos brancos não têm uma casca menos resistente do que os ovos castanho. Este aspecto é influenciado pela idade da galinha: quanto mais velha é a galinha, mais dura será a casca dos seus ovos.


Porque é que o ovo branco é mais barato do que o castanho?

Bem, eu não me apercebi do preço ser diferente...mas também, como disse, foi a primeira vez que encontrei ovos brancos à venda. Eu comecei a ler os comentários em inglês e, por isso, pensei que os ovos castanhos fossem mais caros porque as galinhas que dão esses ovos são de origem europeia. Por isso, a diferença de preço poderia ser originada pelo produto nacional versos o produto importado.

No entanto, ainda não sabendo se o meu argumento está certo ou errado, encontrei outros 2:
* A galinha castanha é maior, come mais e, por isso, o preço do ovo é mais elevado,
* Os ovos castanhos são maiores e, por isso, mais caros.

Mais uma vez acho que ambos devem estar correctos: a galinha maior come mais e põe ovos maiores; o preço é mais elevado para suportar o custo de alimentação do animal e porque sendo o ovo maior o seu preço também deve ser mais alto. 


E vocês? Qual o tipo de ovo que costumam comprar? Não se esqueçam de deixar o comentário em baixo na secção de comentários ;) Vou adorar saber!!

Um BEIJO,
LifeLover

4 comments:

  1. uso o ovo castanho '-'

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Anna!

      Eu uso o ovo castanho também, mas apenas porque é mais comum nos países onde vivi, i.e., Portugal, Polónia e Bélgica....o importante é ver a numeração dos ovos para saber se a galinha viveu ao ar livre ou se viveu em gaiola...eu pessoalmente acho que quanto mais saudável for a galinha (menos stress) mais nutritivo será o ovo...para não contar que o bichinho merece respeito ;)

      BEIJO,
      Dani

      Delete
  2. os ovos castanhos ... sao mais nutritivos ... a galinha que sai ovo todos branquinho é porque os americanos usam quimicos na comida das galinhas e quando o produzem sai branco...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo comentário.

      Um BEIJO,
      Dani

      Delete