Tuesday, April 16, 2013

Divulgando | Green Peace (ONG)

No outro dia na rua fui abordada por uma rapariga que me explicou muito resumidamente qual o intuito da Green Peace, querendo uma subscrição. Fiquei com vontade de participar mas como não gosto de tomar decisões em cima do joelho, muito menos como reação a uma abordagem súbita, decidi vir para casa pesquisar sobre o assunto.

O que é a Green Peace afinal?

A Green Peace é uma organização não-governamental (ONG) com sede em Amesterdão – Holanda. Com representação em 40 países, esta organização actua a nível internacional em questões relacionadas com a preservação do ambiente e com um desenvolvimento sustentável. As áreas abordadas são: florestal (“Proteger as florestas ancestrais”), climática (“Parar as alterações climáticas”), nuclear (“Acabar com a era nuclear”), agrícola (promover uma “Agricultura sustentável”), oceânica (“Defender os nossos oceanos”)...e ainda...engenharia genética, substâncias tóxicas, transgénicos e energia renovável.

O seu intuito é influenciar atitudes e comportamentos, em prol da defesa do meio ambiente e da promoção da paz a nível mundial.

A organização é sustentada principalmente pelos civis sensibilizados pela causa, através de doações quer monetárias, como de equipamentos e outros bens materiais. A sua independência de governos, empresas e partidos políticos é um valor relevante na sua identidade e liberdade de expressão.


Como surgiu?

A Green Peace foi fundada em 1971, no Canadá, por uma comunidade de hippies e quakers americanos, que imigraram para o Canadá por discordarem com a Guerra do Vietname. Movidos pelo sonho de um Mundo verde e pacífico, e acreditando que um grupo de alguns indivíduos poderia fazer a diferença, embarcaram num pequeno barco de pesca com destino ao Amchitka, nos EUA.

Foi minha intenção com este post dar a conhecer a Green Peace aos meus leitores queridos, mantendo este post resumido. Para mais informações na história da organização, clique nos links em baixo:

História
Green Peace Portugal
Green Peace Brasil
Green Peace Internacional

Já conheciam esta organização? Sabem bem como ela actua? Já tiveram alguma experiência relacionada com a Green Peace? O que acham?

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment