Thursday, May 23, 2013

Divulgando | O incidente em Bangladesh - H&M assinou o acordo de segurança das fábricas!!

Oi meus Queridos,

Hoje trago um post de sensibilização e divulgação do incidente/acidente que se deu no mês passado em Bangladesh, considerado um dos maiores acidentes industriais do mundo já registados. Centenas de mulheres morreram, e mais de mil ficaram feridas, no incêndio de uma das fábricas que produz para as grandes empresas de retalho na Europa e Américas.

Em seguimento deste incidente, e de acordo com o The New York Times, os oficiais de cerca de 30 retalhistas decidiram encontrarem-se na Alemanha, no inicio da semana passada, com o intuito de desenvolver um plano para aumentar a segurança nas fábricas de Bangladesh. O intuito foi a sinatura do Accord on Fire and Building Safety, obrigando estas empresas a comprometer-se e implementar standards de segurança nestas fábricas.

Algumas destas empresas são: Benetton, PVH, Abercrombie & Fitch, H6M, Inditex (Zara), Marks & Spencer e Tesco.

Para mais detalhes: 

Business Time.com 
BBC.com

Fiquei super contente quando soube que a H&M aceitou assinar o Acordo. Para ler mais, cliquem aqui ;)




É impressionante como estas grandes empresas se dão ao luxo de recusar a assinatura de um acordo deste tipo. É ainda mais escandaloso, claro, que estas empresas se prestem a este papel. E porquê? Porque nós, consumidores, tendemos a procurar o que melhor corresponde aos nossos desejos aos preços mais baixos sem pensarmos no que isso possa significar para outras vidas. Eu contra mim falo, claro, pois sou uma dessas consumidoras. Mas acho importante que de vez em quando paremos para pensar....será que o nosso look  do dia vale a exploração infantil? O trabalho abusado, sem condições de pessoas que não têm outra opção?

Eu concordo quando estas marcas, estas grandes empresas, vêm para a imprensa dizer que sem as suas fábricas, estas pessoas morreriam de fome, pois não teriam trabalho. Concordo 100%! O que eu não concordo é que estes milhares de pessoas (não incluo aqui crianças) trabalhem sem condições de segurança, de higiene, e ganhem o suficiente para alimentar um filho a cada dia....isso não é humano e vai completamente contra os Direitos do Homem....da Humanidade...

Nós não pensamos nisso quando estamos a comprar, mas devíamos! Devíamos comprar menos se não pudermos pagar por mais, e devíamos sim votar para que estas marcas façam um pouco mais pelas pessoas que tanto lucro e visibilidade lhes dão!

E vocês? Têm atenção às marcas onde compram as vossas roupas?

Vamos lá pensar nisto ;) Espero que este post faça a diferença! Dar-me conta desta realidade fez-me, sem dúvida, pensar no assunto!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment