Monday, February 25, 2013

Receita | Bolo de figos secos e aveia

Olá Lovers!

No outro dia fiz um bolo - aliás fiz dois..um para comermos em casa e outro para partilhar no trabalho - saudável e sem açucares adicionais. O bolo ficou bem pesado, tipo biscoito, mas fofo ;) Duas fatias e já estava o lanche tomado eheh

O melhor de tudo é que, na minha opinião, ficou bem saudável já que só usei produtos naturais. O meu namorado adorou e o pessoal no trabalho também atacou rápido! :P Ficou assim:


Vamos lá à receita então...

Ingredientes (como medida usei uma chávena de chá):

- 3 ovos; 
- 1,5 medida de farinha integral;
- 1,5 medida de óleo de girassol;
- 1,5 medida de açúcar mascavado (opcional)
- 1,5 medida de figos secos cortados aos pedacinhos pequenos;
- 1 medida de aveia, se possível moída; 
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1,5 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- farinha e margarina para untar a forma  

Passo-a-passo:

1º bati os 3 ovos num recipiente médio;
2º misturei a canela com a farinha e fui deitando aos poucos no mesmo recipiente, enquanto mexia com a colher de pau, para facilitar a mistura;
3º Juntei o óleo e continuei a mexer;
4º Cortei os figos secos em pedaços pequeninos, tipo passas, e depois passei no 1,2,3, onde juntei a aveia;
5º Juntei os figos e a aveia à mistura e continuei a mexer com a colher de pau;
6º Quando a mistura ficou mais ou menos homogénea, deitei na forma e levei ao forno pré-aquecido a 180º; deixei por 40 minutos. 

Nota 1: A forma foi untada com margarina e depois polvilhada com farinha para facilitar na hora de retirar o bolo da forma.

Nota 2: Para ver se o bolo está no ponto, fazer o teste do palito: espetar o palito no bolo...quando o palito sair facilmente, mas estiver um pouco húmido, o bolo pode-se tirar. Atenção que o bolo não deve ser deixado encruado, pois vai perder volume quando sair do forno, mas também não deve ser demasiado cozido, pois fica muito seco, por ser um bolo pesado. 

Nota 3: Os figos secos, por si só, já são bastante doces, por causa da frutose. Para mim é dispensável o açúcar adicional.  No entanto, se forem uns gulosos e gostarem de coisas muitooo doces, podem juntar o açúcar (preferencialmente mascavado). Se assim o fizerem, aconselho a juntar o óleo ao açúcar enquanto batem os ovos, para o açúcar ir amolecendo. Depois, antes de juntar a farinha, batam os ovos com o açúcar e o óleo até criar uma mistura homogénea e o açúcar ter derretido um pouco. 

E pronto...é só esperar que o gostoso saia do forno e bon appetit.

Espero muito que gostem desta receita. Contem-me como correu quando experimentarem eheh ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment