Oi Lovers,
O tema de hoje é "intuição". Pois é...tanta gente fala, mas tão pouca sabe do que se trata...decidi procurar...bora ver o que descrobri?
Do latim intuitione, a palavra significa olhar (-tuere) para dentro (-in). No francês podemos traduzir intuition como contemplação, conhecimento imediato, pressentimento que nos permite adivinhar o que é ou deve ser [adaptado do wikipedia].
Na psicologia, intuição é o processo de raciocínio inconsciente pelo qual uma pessoa passa para tomar uma decisão. Por não se basear em argumentos, mas sim num sentimento abstracto, a intuição ainda é desacreditada por muitos. Confiar na própria intuição tem uma relação directa com o confiar em si próprio - quanto mais elevada for a auto-estima, mais convincente é a intuição.
A intuição é o resultado da comunicação entre os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo (o lado racional - armazena dados concretos como números, palavras e regras) e o direito (o lado criativo - responsável pela linguagem não verbal como símbolos, imagens e sensações) [adaptado de "Mais Equilibrio" por Flávia Leão Fernandes].
Também conhecido como o sexto sentido, a intuição é explicada pela ciência como a capacidade do cérebro de correlacionar factos que, aparentemente, não estão relacionados. Este processo passa pela compreensão instantânea do conhecimento armazenado no cérebro, processo o qual pode começar por uma mera percepção do acaso.
A importância da inteligência intuitiva não deve ser negligenciada. Grandes cientistas como Albert Einstein enfatizaram o valor deste potencial. Também Isaac Newton conseguiu perceber que, por detrás de uma macieira carregada de frutos suspensos pelos pedúnculos, existia a lua fixa no firmamento. A combinação da visão comum com a observação, percepção, discernimento e pressentimento, resultou na intuição de algo que não se via a olho nu.
Por vezes, seguir a nossa intuição leva-nos a resultados que não obteríamos se fossemos medir os argumentos concretos. Para mim a intuição balanceada com alguma ponderação racional leva-me a tomar decisões pelas quais possa não estar certa. Costumo chamar-lhe o "feeling"...e vocês, como chamam? ;) Por pensar assim, sublinho também que a intuição pode ser confundida com o desejo que tenho de tomar uma decisão que receio, ou de ir ao encontro de uma vontade interna de que algo aconteça. É preciso conhecer-nos e tentar percebermos quando é que a intuição é de facto intuição ou a manipulação dos nossos pensamentos e desejos.
O que é a intuição para vocês? E o quanta importância lhe dão? Eu super aprecio o meu 6º sentido ;)
"Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias" [Immanuel Kant]
"Uma das características do génio é a intuição: ver sem esforço o que os outros somente descobriram com grande trabalho" [Jaime Balmes]
"Pensamentos sem conteúdos são vazios; intuições sem conceitos são cegas" [Immanuel Kant]
E a minha favorita....
"Intuição é quando o seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido" [Adriana Falcão]
O que é intuição para vocês? Espero muito que tenham gostado! Contem-me o que acharam ;)
Um BEIJO,
LifeLover
No comments:
Post a Comment