Wednesday, April 17, 2013

Receita | Humus ou patê de grão, o que é?

Olá Lovers queridos,

No domingo passado fiz um post com umas dicas para um petisco saudável. Um dos petisquinhos gostosos era o chamado humus. Não deixei a receita na altura porque não me lembrava como tinha feito (duh!) mas hoje aqui vai!

Mas antes de continuar com a receita, vamos lá ver o que é o humus ;)

O humus não é nada mais do que um patê feito com grão de bico. Porquê não o chamamos de patê de grão, sendo assim?! Muito simples...porque a receita é tipicamente árabe, e acabamos por herdar o nome árabe que significa "grão-de-bico" :) - estamos só a dar uma de estrangeirismo, mais nada! :p

Existem várias formas de fazer humus. É geralmente servido com azeite, diversos temperos e salsa ou cebolinho. Pode ser acompanhado com ovo cozido, favas também cozidas ou pão pita. O pão vai servir, primeiro de colher para comer o patê, e depois para limpar o prato :p

Como é que eu fiz e o que usei?

1. Uma lata pequena de grão-de-bico cozido, abri, escorri e lavei bem, para tirar todos os conservantes;
2. Pus o grão dentro do triturador eléctrico (conhecido como 1,2,3) e juntei 3 colheres de azeite (óleo de oliva), 2 alhos, 2 colheres de sopa de sumo de limão, 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta preta;
3. Triturei tudo, mas como a consistência estava muito espessa, juntei meio copo de água;
4. Voltei a triturar até obter um preparado homogéneo..e voilá! Estava delicioso ;)

Notas:
* a quantidade de alho vai definir a intensidade do sabor: mais alho, mais picante, menos alho, mais neutro (eu gosto dele bem puxado eheh).
* se preferirem usar grão-de-bico seco (mais saudável), deve-se deixá-los de molho no dia anterior e depois fazer ferver por uma hora - se usarem panela de pressão, torna-se desnecessário deixá-los de molho.
* se cozerem o grão em casa, podem usar água do cozido, ao invés de água normal.
* para obter uma textura mais suave, é indicado retirar a casca do grão.

A intensidade do sabor vai depender dos temperos que se usar. O que fiz foi bastante simples, mas pode-se adicionar cominhos, gergelim, paprica, caril, etc, etc...usem a vossa imaginação ;)


http://www.foodess.com

Então, mas é saudável? É sim, meus lindos! O grão-de-bico é muito nutritivo pois contém uma grande percentagem de proteína, fibra, ferro e gordura mono-saturada. Como eu disse no post do petisquinho, a combinação que fiz não engana a fome....caceia os desejos mais nefastos (eheh) e alimenta o nosso corpinho, dando-lhe bastante nutrição.

Já experimentaram? Estão à espera de quê? É rápido, saboroso, saudável e barato!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment