Sunday, November 10, 2013

DIY | Marcadores para livros

Olá Lovers

Hoje venho com um post especial para a minha mommy. No outro dia pus-me a fazer cortes e recortes e a minha mãe pediu-me os moldes. Em vez de lhos enviar, achei que seria mais giro fazer um post especial :)

Sabem quando vamos pegar no livro que andamos a ler e o marcador cai? Sabem aquela sensação de procurar pela última página? Depois achamos que é aquela...começamos a ler e afinal já tínhamos lido; mas afinal qual é a página? Já vos aconteceu?

Ou então, sabem quando estamos a ler e perdemos o marcador? Onde está ele? Caiu? Voou? O cão levou? Ah não, está amassado debaixo das minhas costas, ou do meu cotovelo (sim eu costumo ler deitada de barriga para o ar). 

Enfim, qualquer uma destas sensações é precisamente contrária ao intuito de ler - é simplesmente desconcertante :P Como contra factos não há argumentos, costuma a mommy dizer, eu tive que arranjar solução para este problema gravíssimo que me andava a chatear...eis que procurei inspiração e surgi com as seguintes criações:

1) O monstrozinho, para as crianças:


























2) O Moustache, para os amantes da tendência (ou até para o dia do Pai)



Entretanto, entusiasmei-me e fiz um marcador para o livro das aulas de holandês, para marcar a página da última aula (nunca sei a quantas ando). Só uma notinha: não vale fazer chacota se houver erros na frase, ainda estou no iniciozinho do curso...mas se houver, podem-me corrigir que eu assim não fico ignorante ;)

3) A mensagem (para os esquecidos)


























Vamos ver como fiz, então?


Eu usei moldes diferentes porque estava a ver qual funcionava melhor para mim. Os formatos em cima podem ser usados com qualquer um destes moldes.

1) Molde 1: Fazer o desenho numa cartolina ou papel espesso colorido

As áreas preenchidas não vão ser utilizadas, serviram apenas para facilitar a marcação)




2) No caso do Monstrozinho, fiz os dentes e os olhos:

O molde dos dentes é muito simples: faz-se um rectângulo do comprimento que a boca terá (isto é, a abertura do marcador). Depois, é só preciso ter em atenção que temos que considerar alguns centímetros ao longo do rectângulo, por onde vamos colar os dois moldes. Aí sim, podemos desenhar os dentes.


Devemos ficar com estes três moldes. Para os olhos, usei uma forma para fazer os círculos e depois acabei por fazer mais dois: um verde e um preto...já mostro em baixo.


3) O passo a seguir é trabalhar nos acessórios e juntá-los ao marcador:

Aqui, e sempre que se mexer em cola, x-acto, o melhor é usar uma base de protecção. Eu usei uma revista velhota.

Para o brilho dos olhinhos usei um corrector de escritório.






E eis que este será o resultado, ou algo parecido:


1) Molde 2: Desenhar o molde

Este molde parece ser mais simples e requer menos cartolina. No entanto, eu prefiro o primeiro molde porque encaixa melhor nas folhas. Este, como tem as dobras de colagem, acaba por prender nas pontinhas das folhas, sem encaixar tão bem à primeira tentativa.


2) Recortar as duas partes, assim como qualquer acessório que lhe queiramos adicionar (no meu caso foi o bigode) e colar tudo:


Se estiverem a fazer marcadores em doses industriais - na pré-escola com as crianças, ou para decoração de algum evento, o melhor é fazer um molde e depois juntar várias folhas sobrepostas na hora de recortar.


Para evitar que as folhas fujam e os moldes fiquem mal feitos, o melhor é usar estas molinhas em vários pontos das folhas para fixar bem (os clipes também funcionam, mas não fixam tanto).

No exemplo em baixo, eu desviei as folhas para vos mostrar, mas claro que todas as folhas devem estar o mais alinhado possível.


























Os moldes ficam perfeitos!


Espero que tenham gostado!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment