Thursday, May 30, 2013

Escovas de dentes: manuais ou eléctricas, o que escolher?

Oi Lovers!

Andei aí meia desaparecida, que a vida nem sempre é fácil e a disposição acaba por falar...mas espero que me perdoem, porque agora vou encher o blog de posts seguidinhos...vou preencher os dias todos que estive em falta ;) Vamos lá então?

Hoje venho com um assunto que não vejo muitos blogs a explorar: escovas de dentes! Pois é...mais especificamente, quais as diferenças entre as escovas manuais e as escovas eléctricas.

Achei um tópico interessante porque a higiene oral é uma das formas (para mim mais importantes) de estarmos bonitas (os). Limpeza é tudo, né gentee? :D e toda a gente que preze a sua imagem gosta de uns dentes branquinhos...

Decidi então fazer umas pesquisas...vamos lá ver o que descobri...

Com base no que li em várias fontes, não existe nenhuma diferença entre o uso de uma escova manual e de uma escova eléctrica no que diz respeito à remoção de resíduos e de placa bacteriana (tártaro).

A escova eléctrica é vista como uma alternativa para se conseguir uma higiene oral adequada, considerando que maior parte das pessoas não escovam os dentes de forma correta. Estes são alguns dos detalhes a ter em consideração:

- frequência,
- duração,
- pressão,
- qualidade da escova,
- grau de suavidade/aspereza da escova,
- qualidade da pasta.

Então quais são as vantagens?

As escovas eléctricas foram criadas com o intuito de facilitar a remoção da placa bacteriana e os resíduos alimentares tanto dos dentes como da gengiva. Vamos ver de que forma o uso desta escova pode influenciar os factores indicadas em cima:

Frequêncianão pode né...isso só depende mesmo do nosso bom senso e falta de preguiça,

Duração - algumas escovas eléctricas têm um timer incorporado, lembrando-nos que...enquanto não vibrar, não podemos parar de escovar eheh ;)

Pressão - o facto da escova ser rotativa faz com que quase não tenhamos que fazer movimentos com a mão, o que vais fazer com que exerçamos menos pressão "ao escovar",

Grau de suavidade/aspereza da escova - existem muitos modelos de escovas eléctricas, mas a chance de uma escova áspera danificar tanto quanto uma escova manual áspera é menor, devido ao facto mencionado anteriormente,

Qualidade da pasta...também não influência, né? :p

Para além disso, uma vez que a escova eléctrica chega a efectuar milhares de rotações por minuto (ao contrário das escovas manuais que rondam cerca de cem rotações por minuto), torna-se mais fácil eliminar a placa bacteriana existente e evitar o seu aparecimento. Para concluir, as escovas elécrticas costumam ter uma cabeça mais pequenina e arredondada, facilitando a lavagem de zonas mais escondidas.

A minha experiência...

Quando era mais nova a minha mãe comprou-me uma escova eléctrica de pilhas. Eu não achei nada de especial, não gostei da sensação e irritava-me quando as pilhas ficavam sem bateria. Não deu muito tempo para voltar às escovas manuais. Anos mais tarde, isto é...há cerca de 3 anos....decidi voltar a experimentar porque eu tenho tendência a criar tártaro nos dentes muito rapidamente. 

Tiro e queda! O meus dentes ficam mais suaves quando acabo de lavar, com sensação de limpeza profunda, permanecem assim durante mais tempo do que com uma escova manual. Quanto ao tártaro, ela realmente ajuda na sua remoção e evitam o seu aparecimento. Só para mostrar a diferença, eu antes tinha que fazer remoção de tártaro umas duas vezes por ano no dentista e hoje acabo por ficar mais de um ano sem fazer isso! 

A escova de dente eléctrica ajuda a manter os dentes brancos? No meu caso não sei, porque os meus dentes têm uma tonalidade bem acastanhada e eu bebo muito chá, durante o dia todo...daí não vos poder garantir. No entanto, já vi e ouvi pessoas a dizer que sim, que lhes fez diferença na tonalidade dos dentes! 





Conclusão:

De acordo com as pesquisas, as escovas eléctricas não obtêm resultados diferentes das escovas manuais. 
Na minha opinião....melhora 100% a eficácia da lavagem, é muito mais rápida e os dentes mantêm-se limpos e frescos por muito tempo. Talvez porque eu não lavasse os dentes como deveria com as escovas manuais, como dizem os peritos..não sei.

Escovas a pilhas? Não!! :p 

Nunca mais voltei às escovas manuais....até para acampar vou com a escovinha e o carregador (deixo a carregar no carro, ou enquanto tomo banho) :p

E vocês, o que usam? Qual a vossa opinião neste assunto? Espero ouvir de vocês ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment