Thursday, November 14, 2013

Papo d'homem | Como escolher uma máquina de barbear?

Olá meus Queridos!

O post de hoje sai um pouco da minha zona de conforto! Vou falar sobre máquinas de barbear...não é bem a minha área, né?

Tenho andado há uns tempos há procura de uma máquina de barbear para dar ao meu namorado. Ele não tem vontade de procurar mas anda há anos a dizer que quer uma...enfim! Decidi procurar eu e vou compra-la quando encontrar o que quero ;)

Mas como eu não entendo nada de máquinas de barbear, nem sabia bem por onde começar. Tive que pesquisar umas boas horas para perceber do assunto e conhecer um pouco do que anda no mercado neste momento. 

Algumas questões a colocar antes de procurar:

* Portátil ou robusta e com suporte?
* Impermeável: usar no duche ou não?
* Sistema de on-off necessário?
* Bateria ou pilhas?
* Utilizável enquanto carrega ou não?
* Necessito de carregamento rápido para única utilização?
* Barbear com efeito gillette ou raso?
* Necessito de aparar (ex.: patilhas ou bigode)?
* Longa ou curta performance?

Bem, acho que já temos bastante perguntas por aqui. A verdade é que se conseguirmos responder a todas conseguimos reduzir o leque de oferta e assim torna-se mais fácil de escolher.





Qual a diferença entre as lâminas de grelha e as lâminas rotativas?

Parece que as lâminas rotativas se adaptam melhor à pele e conseguem alcançar zonas que uma máquina de grelha não consegue. No entanto, as de grelha permitem um barbear mais firme. As lâminas rotativas também conseguem captar o pêlo nas várias direcções em que este está a crescer mas, penso que por essa mesma razão, estas são mais agressivas para a pele.

Qual a assiduidade com que preciso de trocar as lâminas?

Bem, eu nunca experimentei nenhuma, mas pelas pesquisas que fiz, as lâminas das máquinas de grelha têm uma duração mais reduzida do que as de lâminas rotativas. As primeiras devem ser trocadas em média após cada ano e meio (18 meses), enquanto que as segundas duram até dois anos. 

Recomendação:

Esta recomendação tirei do site da Braun porque achei importante. No caso da máquina de grelha, e depois de alguns dias sem fazer a barba, é aconselhado que se faça a barba antes do duche, alisando a pele e barbeando na direcção contrária ao nascimento do pêlo.

CONCLUSÃO:

Existem várias marcas e modelos bons no mercado. No entanto, foi dificil encontrar uma máquina que desse para barbear (efeito gillette) e para aparar. Acabei por encontrar uma da Braun de grelha (por cerca de 100€) e uma da Phillips de lâminas rotativas (por cerca de 160€).

Os modelos são os seguintes:

Braun: CruZer Face - link
Phillips: Series 7000 - link

Se algum homem com experiência no assunto aqui passar é mais do que bem vindo a deixar comentário para ajudar a incrementar a qualidade da informação!

Espero que vos ajude!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment