Tuesday, February 12, 2013

O Ano da Fé 2012 - 2013

Olá Lovers,
 
Começo este post por dizer que sou ateía e que não tenho qualquer preferência religiosa. Se escrevo este post é precisamente porque tenho os horizontes abertos e interesso-me pelo que se passa à minha volta. Achei interessante o tema dado que não fazia idea de tal celebração e quis partilhar. 

No fim-de-semana passado fui a Paris, como uma das minhas resoluções para 2013 (se quiserem ver o post relacionado é só clicar aqui), e entrei na Basílica do Coração Sagrado (Le Sacré Coeur, na sua língua original). Gostei muito da architectura e de alguns ornamentos, tanto por dentro como por fora. Se quiserem um post detalhado sobre a Basílica, é só deixar comentário aqui em baixo.  

Vi em muitos sítios a referência ao Ano da Fé (Année de la Foi), sem perceber o que era. É claro que quando se entra num espaço religioso a palavra fé brota de todos os lados, mas o facto de estar escrito o ano da fé chamou-me mesmo à atenção, e então vim para casa pesquisar ;)



Significado do símbolo: a Nau (Igreja) + o Mastro Principal (Cruz) + o Trigrama (IHS) + o Sol (Eucaristia) 


Então o que é isso do Ano da Fé?

Pelo que encontrei em vários artigos na internet, o Ano da Fé significa “agradecer”. Este dito ano teve inicio no dia 11 de Outubro de 2012 e deverá dar-se como finalisado em Novembro deste ano, na altura da festa do Cristo Rei.

A iniciativa foi tomada pelo Papa Bento XVI que proclamou o Ano da Fé durante o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, periodo também comemorado como o vigésimo aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica. 

O intuito do Papa, pelo que parece, foi dar um impulso renovado à missão da Igreja na condução dos homens, dando-lhes um rumo quando estes se encontram perdidos nas suas vidas.Muitas perguntas parecem ser colocadas no sentido em que nos encontramos num mundo cheio de miséria, fome, discordâncias e guerras. Será que Deus tem lugar neste mundo? Não será uma alienação proclamar o ano da fé?

Segundo os crentes, ter fé é precisamente o oposto da alienação, neste sentido. Ter fé é a capacidade de ir buscar na oração – e no encontro com Deus -  as razões para tais circunstâncias; é a capacidade de sentir e sofrer os “males do mundo” para assim, sim, ser capaz de amar o mundo. A fé deve ser o alimento para se encontrar as respostas adquadas nos desígnios de Deus, através da oração.

Assim, é na consciência dos crentes, na caridade, na alegria, no entusiasmo e na felicidade da vivência dessa mesma fé que se permeia o mundo com amor cristão. Como resposta às questões colocadas,  o Ano da Fé alicerça-se nas incertezas trazidas pela cultura pós-moderna para relfectir conscientemente sobre as crenças e religiões.

O Ano da Fé foi assim proclamado, pelo Papa, como o ano da “Força” e da “Beleza” cristã.

Eu sei que este tipo de temas pode trazer bastante controvérsia mas, mais uma vez, gostaria de salientar que não estou a dar a minha opinião ou a tirar qualquer tipo de partido religioso. Limitei-me a escrever sobre o que encontrei na internet. Aceito qualquer tipo de crítica, desde que constructiva e respeituosa.

Espero que tenham gostado Lovers :)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment