Friday, March 01, 2013

Receita | Açorda de legumes com pão integral

Oi Lovers,

Hoje trago-vos uma receita bem saudável para quem gosta e não evita o pão ;) A receita é de açorda de legumes, usando pão integral. Para além de um pouco de azeite, não leva mais nenhum tipo de gordura. Esta é uma refeição que eu gosto de fazer quando tenho pão em casa que já não dá para consumir fresco...é o que eu considero uma fast food saudável - em 10 minutos está pronta...


Vamos lá então aos ingredientes:

- alho;
- pão integral (pode ser pão branco tb);
- legumes frescos ou congelados;
- espinafres;
- cogumelos;
- ovos;
- leite (magro ou meio gordo);
- azeite (óleo de azeitona/oliva);
- sal.

Eu não refiro quantidade porque eu própria faço a olho. Neste tipo de pratos é fácil ver..mais leite, menos consistente; menos legumes, mais pão; o ovo mais ou menos cozido também vai dar consistências diferentes. Neste caso, fiz uma refeição para duas pessoas, a comer bem ;)

Como eu fiz?

1. liguei o fogão no máximo e pus a panela em cima (como tenho fogão eléctrico, ele vai aquecendo a panela de forma gradual)...fui colocando os ingredientes;
2. tapei o fundo da panela com azeite;
3. coloquei um ou dois alhos grandes picados;
4. deitei os legumes, os cogumelos cortados aos pedaços e os espinafres - refuguei por uns 4 minutos;
5. deitei o pão já demolhado e despedaçado;
6. envolvi tudo muito bem, de forma a que o pão ficasse todo envolvido pelo refugado de azeite;
7. como o pão é integral, ficou muito pesado..então juntei um pouco de leite (1 chávena de chá);
8. voltei a envolver tudo até ao leite desaparecer;
9. Juntei dois ovos..e envolvi tudo...não o deixei secar bem por questão de gosto, mas pode-se envolver durante mais uns minutos...sempre a mexer;
10. deitei sal q.b., voltei a envolver tudo e....voilá...ficou pronto!!

Espero muito que tenham gostado..e não se esqueçam de partilhar se experimentarem! ;)

Um BEIJO e bom apetite ;)
LifeLover

No comments:

Post a Comment