Saturday, April 06, 2013

O meu "Programa Fitness 2013" - o que é?

Oi Lovers,

Uma das minhas resoluções de 2013 foi criar e cumprir um Programa de bem-estar ao qual chamei Programa Fitness. Porquê este nome? Muito simples...eu por hábito já mantenho uma alimentação mais ou menos saudável sem abuso de gorduras ou açúcares; no entanto, há muito tempo que não fazia qualquer tipo de exercício físico. Decidi então criar um programa que me obrigasse a regularizar os meus hábitos alimentares mas cujo foco seria o retorno ao hábito da prática de desporto. 

Porque é que decidi impor-me este programa?

De há algum tempo para cá tenho sentido algumas manifestações do quão o stress e a rotina de trabalho se apoderaram da minha vida, fazendo-me esquecer o quanto eu deveria ser o foco da minha vida e não o emprego ou os problemas que tenho que solucionar enquanto profissional no mundo de trabalho. Um factor extremamente importante que, sem dúvida, tem um impacto fortíssimo na minha falta de bem-estar é a ausência de Sol e o Inverno prolongado deste país...Mas bem, algumas das manifestações que senti foram:

- Falta de energia,
- Falta de motivação no dia-a-dia,
- Cansaço constante,
- Impressão de insatisfação constante,
- Falta de auto-estima,
- Desagrado e mau-estar com a minha aparência (baixo peso),
- Saturação e indícios de depressão...

Pois é...decidi que não podia continuar assim e já que não havia forma de conseguir superar, decidi impor-me algumas regras: criei o Programa Fitness que tenho estado a tentar cumprir pouco a pouco. 

Atenção: esta rotina foi estabelecida apenas para dias de semana. O período de 6a feira à noite até Domingo é livre, sem regras - no entanto, isso não quer dizer que eu vá estourar as regras todas...apenas que não vou pensar nelas, para liberar a mente ;)

Em que consta este programa?

 Alimentação:

- Não saltar refeições,
- Não ficar muito tempo sem comer (intervalos máx de 3 horas),
- Tomar um pequeno-almoço consistente,
- Evitar comidas rápidas,
- Não beber álcool,
- Incluir mais verduras frescas na alimentação, como saladas.

Hidratação:

- Beber um copo de água ao acordar,
- Beber pelo menos mais 1 Litro de água durante o dia,
- Beber um chá (de preferência calmante) antes de dormir.

Exercício físico:

 - Praticar pelos cerca de 30 min de exercício físico de manhã antes de ir trabalhar - este pode ser cardio, como spinning ou saltar à corda; musculação e/ou resistência muscular como pesos, abs, flexões; ou mesmo apenas stretching

Descanço:

- Dormir cerca de 8 horas por dia: deitar o mais tardar às 22:30 e acordar o mais tardar às 6:30.





























Estas foram as regras que estabeleci para mim. Não quero influenciar ninguém, até porque cada pessoa tem a sua rotina e cada pessoa deve ter o seu próprio programa. Quis partilhar apenas para demonstrar que vontade é poder e conseguir só depende da nossa vontade. 

A minha ideia principal com este programa é criar regras para o meu dia-a-dia. A intenção é fazer com que eu sinta que estou a tirar mais proveito dos meus dias, que estou a levar uma vida mais saudável, e deixar espaço livre na minha mente para outras coisas. Como? Movendo o meu foco actual, que é o trabalho, para algo muito mais importante - eu própria. Tudo isto me ajudará a liberar a minha mente das coisas que me incomodam, tornando-as menos relevantes, e dando espaço para que as energias boas entrem e coisas boas sejam atraídas :)

Espero que vos tenha motivado a sair da apatia e a tentar...quem tenta com vontade consegue! ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment