Thursday, February 14, 2013

A influência da água no aspecto do cabelo: pH e temperatura

Olá Lovers,
Como estão?

Decidi escrever este post porque gostava de ter encontrado informação sobre o tema quando procurei para mim ;) Desde que mudei para a Bélgica que comecei a sentir desconforto com o meu cabelo. Por mais que fizesse, ele ficava sempre crespo, pálido, sem brilho nenhum. Pensei..bem..deve ser falta de vitaminas, ou ando a beber pouca água...

Quando fui a Portugal de férias, apercebi-me que o problema só podia ser da água do banho – apesar dos outros aspectos também terem grande influência. No primeiro dia que lá tomei banho, usei um champô básico, para cabelos normais, não usei condicionador e no final o cabelo ficou com óptimo aspecto e nem custou a escovar.

Apesar da água canalisada ser tratada antes de chegar às nossas casas, ela advém de sítios diferentes (rios, mar, lagos, etc) o que leva a diferentes tipos de composição mineral. Podem ficar já a saber que uma água muito rica em minerais é super represada pelo nosso cabelo..é ela que o deixa feio e indomável ;) eheh

Eu lavo o cabelo com regularidade, por isso uso sempre água canalisada, do chuveiro. No entanto, se quiseres usar água mineral (de garrafão) convém espreitar a composição química na embalagem.

Normalmente, quando o pH é superior a 7.0, isso indica que a água é dura. Outra forma de ver é comparando as percentagens de bicabornato e cálcio – quanto mais quantidade, mais dura e menos nossa amiga – pelo menos no que diz respeito ao cabelo ;)

Para contrariar o ressequimento provocado pela água, percebi que o melhor era:

1) lavar o cabelo com menos regularidade (antes lavava todos os dias);
2) usar champôs mais leves - os champôs usados nos cabeleireiros parecem ser mais pesados.

Para além da qualidade da água, factor que dificilmente podemos mudar, também a temperatura é muito importante. O ideal é lavar o cabelo com água morna (22°C), enxaguando no final com água fria. 

Porquê só no final? Enquanto que a água quente remove a protecção natural do cabelo e abre as cúticulas, a água muito fria, por outro lado, não permite que as cutículas se abram e o cabelo mantem-se oeloso. A água morna vai permitir que o cabelo expele o excesso de óleo, mas mantendo a camada de protecção natural das madeixas. O cabelo ficará mais solto, suave e brilhante. 


Gostaram? Conhecem mais dicas para deixar um cabelo bonito? Partilhem..o meu bem que precisa de um novo tratamento ;)

Um BEIJO,
LifeLover 

No comments:

Post a Comment