Saturday, March 30, 2013

Cuscuz | Benefícios e Ideias de pratos

Olá Lovers,
Como estão hoje, bem dispostos? ;)

A pedido da minha avó estive à procura de receitas de cuscuz. Entretanto decidi procurar também quais os benefícios que o cuscuz poderia tazer para a saúde. Descobri umas coisas interessantes, vamos ver?

Sabiam que o cuscuz é uma espécie de massa? Pois, eu juraria que não (a minha vóvó estava bem certa) :p O cuscuz é basicamente um composto de pequenas esferas de sémola de cereais (especialmente trigo). 

Com origem em Marrocos, o cuscuz é muito usado no Médio Oriente tanto como acompanhamento como em saladas - é um óptimo substituto do arroz, quinoa, ou da própria massa. 

Calórico? Nem por isso...

Uma medida de cuscuz (equivalente a uma chávena de chá) fornece 174 calorias, equivalente a 8% de uma dieta padrão de 2000 calorias diárias. Relativamente ao arroz ou à quinoa, o cuscuz é bem menos calórico.

Rico em Potássio, Proteína e Selénio:

Potássio: Uma medida de cuscuz fornece 91 mg de potácio, equivalente a 39% do valor diariamente recomendado (3500 mg). O potássio ajuda na regulação da pressão arterial assim como dos batimentos cardíacos, através do controle de fluido e equilíbrio da contração muscular.

Proteína: Uma medida de cuscuz fornece 6 gr de prteína, equivalente a 12 % do valor diariamente recomendado (50 gr). Muito consumida pelos desportistas, a proteína é chave para manter a energia, reforçando a construção muscular.

Selénio: Uma medida de cuscuz fornece 61% da dose diariamente recomendada. O selénico age como um antioxidante, prevenindo o estreitamento dos vasos sanguíneos pela acumulação de gordura.

Ideias para incluir o cuscuz na alimentação:







Cuscuz de Frango Defumado
Por: ClickGratis













Quiche de cuscuz com beringela e ervilhas 
 Por: Receitas
 













Salada de cuscuz marroquino com legumes
Por: Panelinha








Cuscuz com proteína de soja
Por: CyberCook







Cuscuz com carne seca
Por: EFAverney







Cuscuz marroquino com frutos secos e caju cameralizado









Cuscuz de sardinha





Gostaram das ideias Lovers? Se clicarem sobre os autores das receitas, serão direcionados para as respectivas receitas. Espero muito que aproveitem e saboreiem ;)
Um BEIJO,
LifeLover



2 comments:

  1. Gostei muito destas ideias de receita.
    Parabéns pelo blogue :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Vera,

      Muito obrigada pela tua mensagem! Feedback positivo é sempre super motivador!

      Um óptimo ano para ti Querida!

      BEIJO,
      Dani

      Delete