Monday, April 08, 2013

Dicas | Posar para fotografia (como ser mais fotogénico?)

Olá Lovers,

Hoje decidi fazer um post um pouco diferente. Acho que fiquei entusiasmada por divulgar o trabalho da Sofia (confiram os dois posts aqui e aqui) ;) 

Eu adoro fotografia, quer esteja à frente ou atrás da objectiva, mas ao mesmo tempo sou um pouco introvertida, o que faz com que eu leia, pesquise, veja videos no youtube, mas depois na prática, nem tiro fotos nem poso. No entanto, como a ideia deste blog é partilhar os meus aprendizados, decidi trazer-vos algumas das dicas.

Bora lá então?

- Mostrar confiança. Mesmo que tímida, a modelo tem que passar a imagem de que se sente à vontade, não só com as cameras, mas também com a envolvente e, acima de tudo, com o fotógrafo. Confiança com uma boa atitude a uma personalidade amigável faz toda a diferença.

- Conhecer o seu perfil. Para a modelo gostar do resultado final, gostar de se vêr nas fotos, é importante que ela conheça os seus pontos fortes e aqueles de que gosta menos. Descobrir a sua melhor postura, o seu melhor olhar, como posicionar o cabelo ou mesmo as mãos é muito importante.

- Ser você mesmo. O que umas pessoas acham bonito, outras podem não achar. A beleza é relativa, e assim o é a percepção que se tem dela. Estar à vontade consigo própria é o mais importante, pois o charme pessoal pode sobrepor-se à pré-definida beleza. Eu, por exemplo, não gosto do meu perfil. Sempre tive o intuito de esconder o meu nariz quando tinha a sensação de ser observada. Inúmeras pessoas já elogiaram o meu perfil, dizendo que é um pouco exótico e sai do conceito de perfeição. Isso mudou a minha postura e isso nota-se nas fotos.

- Relaxar. Quando estamos tensos os nossos musculos contraem e nós ficamos com expressões tudo menos naturais. Esta é uma das razões chave para que ninguém fique bem nas fotos de passe. 

- Expressar-se pelo olhar. Sorrir com os olhos não é fácil, até porque quando pensamos em coisas que nos fazem sorrir, logo os nossos lábios tendem a responder. Mas não sendo fácil, é uma coisa que se pode treinar e é super eficiente. Seduzir a camera com o olhar, faz com que quem estiver a ver as fotografias se sinta seduzido também.

- Relaxada a boca. Se não puder ou não quiser sorrir, não serre os dentes. Tente deixar a boca relaxada, se preciso meio que entreaberta, para dar um ar natural. Os maxilares serrados vão obrigar os musculos a contrair, o que torna o rosto mais quadrado.

- Usar roupa à medida. Se maior, mais larga, a roupa pode dar um ar de saco de batatas. Se muito justa, para além de poder acentuar detalhes menos bonitos do nosso corpo, pode também dar o ar de roupa desajustada à media.

- Escolher cores significantes. As cores devem ser escolhidas tendo em conta o plano de fundo, tipo de pele, cor de cabelo, etc. No entanto, se optarmos pelos tons neutros, uma cor forte num detalhe da roupa vai realçar, acabando por dar vida à fotografia. Para além das escolha da cor em si, é importante também optar por cores sólidas, sem padrões, para que atenção que queremos para nós, enquanto modelo, não seja direccionada para o padrão.  

- Postura up. Costas erguidas/direitas e ombros subidos (subidos, não encolhidos, atenção :p) dão um up na silhueta de qualquer um.

- Quebrar a simetria. Na fotografia aprecia-se o equilibrio o que, no caso particular das modelos, não é sinónimo de simetria. Se um braço está esticado, vamos colocar o outro a 90º; se estamos de lado, vamos esticar uma perna e flectir a outra; e por aí fora.

Acima de tudo, o importante quando se está a ser fotografado é tirar proveito do momento...isso trará naturalidade às fotos ;)



E pronto...é isto! Eu sou de longe uma boa modelo fotográfica, mas como gosto de fotografia fui  aprendendo umas coisas ao longo dos tempos...espero que tenham gostado!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment