Tuesday, May 21, 2013

Fritadeira eléctrica (sem óleo) - funciona?

Oi oi Lovers,
Como estão? Bem dispostos?

Espero muito que sim, porque eu estou eheh! ;)

Hoje trago-vos uma breve explicação do que é a fritadeira sem óleo, como funciona e quais os resultados que obtém. Ah! Antes de mais, devo deixar claro que eu não tenho nem nunca experimentei, por isso a informação que partilharei convosco é baseada em diversas críticas que li online.

Como funciona?

Estas fritadeiras eléctricas usam a circulação do ar quente para "fritar" os alimentos com uma dose reduzida de óleo. A Deco Proteste, associação de defesa ao consumidor, deu uma avaliação negativa a este sistema, quer pela falta de qualidade na "fritura" como no tempo que demora a preparar o alimento (pelo menos nas máquinas que estão no mercado, o que não quer dizer que a tecnologia não venha a ser aprimorada).

Não encontrei nada que argumentasse que esta tecnologia é nefasta para a saúde, o que nos leva a concluir que a fritadeira elétrica nos permite ter um alimento muito mais saudável do que a fritadeira clássica. 

E o resultado?

Apesar de mais saudável, as expectativas não podem ser as mesmas de uma fritadura tradicional, com óleo (muitooo óleo).

Apesar das marcas dizerem que as batatas ficam óptimas, com bom aspecto e que ficam prontas em 15 minutos, criticas dos consumidores argumentam o contrário. Para batatas não pré-fritas, isto é, batatas cortadas em casa, a fritadeira chega a levar 40 minutos para "fritar". Para ficarem estaladiças é sempre necessário deitar um pouco de óleo, daí o sem óleo não ser totalmente correcto.

O resultando parece ser semelhante com o das batatas feitas no forno, o que não justifica o grande investimento numa máquina destas, dado o seu preço elevado.

Nota: esta foto é aleatória por isso não sei o método de fritura usado.

Conclusão?

A limpeza no final é muito mais rápida e fácil do que a das fritadeiras tradicionais, até porque na maior parte dos aparelhos, as peças interiores podem-se pôr na máquina de lavar a louça.  No final de contas, com ou sem óleo, esta é sempre uma solução mais saudável do que mergulhar as batatas em óleo, mas claro que o resultado não é a batata frita a que estamos habituados. Acredito, assim, que esta seja uma boa opção para quem quer preparar diferentes refeições sem precisar de dispensar muito tempo em frente das panelas.

Eu, no entanto, continuo a preferir usar o forno, até porque estas fritadeiras ocupam muito espaço...

E vocês, têm? Acham que vale a pena?

Um BEIJO,
LifeLover

2 comments:

  1. Eu comprei uma e gostei bastante. Escrevi um post sobre minha experiência com ela. Link: http://equipepolishop.com.br/dicas/fritadeira-sem-oleo-airfryer/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Isabella! Muito obrigada pelo teu comentário e por teres partilhado da tua experiência! Penso que estes comentários ajudam imenso para se decidir se comprar ou não! És sempre bem vinda!

      Um BEIJO,
      Dani

      Delete