Tuesday, May 28, 2013

Receita | Arroz integral com legumes (super mega saboroso) :P

Oi Lovers,

O post de hoje é directamente dedicado a vocês - ainda mais do que os outros, eheh. Isto porque publiquei a foto do meu jantar no Instagram e no Facebook e foi-me pedida a receita! :) Pois é...aqui venho eu com ela...é super simples, não tem nada que saber...vamos lá?


Ingredientes:

- Brócolos,
- Couve tipo galega,
- Cogumelos frescos,
- Rabanetes,
- Espargos,
- Arroz Integral,
- Azeite (óleo de oliva),
- Sal a gosto.




Passo-a-passo:

1. Lavei os legumes todos e cortei da seguinte forma:
- Couve - às tiras (dobrei as folhas ao alto e cortei com uma tesoura)
- Brócolos - a parte do talo cortei aos cubinhos (cilindros) o mais pequeno possível e a parte da flor deixei praticamente inteira...(tipo arvorezinhas pequeninas) :P
- Cogumelos - a cabecinha cortei ao alto e o talo cortei aos cubinhos (como fiz com os brócolos)
- Rabanetes - cortei às fatias bem finas (deixando-as com o seu formato redondo)
- Espargos - o talo também aos cubinhos, como nos anteriores e as cabecinhas deixei inteiras (se forem muito grandes, aconselho a cortar ao meio para não ficar demasiado desajeitado na travessa :P).

2. Meti o arroz integral a cozer numa panela com um pouco de sal - 1 medida de água para uma medida de arroz (opcional é colocar uma folha de louro junto com a água para dar um pouco de aroma).

3. Pus um pouco de azeite numa frigideira larga (quando digo pouco, é tipo uma colher de sopa) e antes que aquecesse, juntei os legumes todos. Também deitei um pouco de sal nos legumes (mas depende da quantidade de sal que colocarem no arroz).

4. Fui mexendo, em lume médio e depois deixei a cozinhar um pouco no próprio liquido dos legumes, para os legumes ficarem menos rijos, mas não perderem os nutrientes nem o sabor. Não tapei, para que a água evaporasse por si (se tapasse os legumes ficavam cozidos e moles...não era a ideia).

5. Quando o arroz acabou de cozer, certifiquei-me de que não havia água a mais na panela (se correr bem, a água é toda absorvida pelo arroz) e deitei o arroz na frigideira.

6. Mexi tudo...arroz e legumes, de forma a ficar tudo envolvidinho e voilá....tirei a foto para vocês, com a comidinha ainda a fumegar.

Nota 1: o arroz integral demora mais tempo a cozer do que o arroz branco, por isso tenham isso em conta;
Nota 2: os legumes não são pré-cozidos e acabam por ser só salteados, por isso é preciso ter em atenção ao ponto de cozedura, principalmente dos brócolos - os talos são bem riginhos :P







Esta é a opção mais saudável da receita - inventada por mim na hora da preguiça (eheh), mas podem usar a criatividade: mais temperos, arroz branco, outros legumes....e até peito de frango/perú aos cubinhos...ou ovo cozido, ovo mexido...não sei...tantas variações que podem derivar daqui...usem a imaginação ;)

Estas comidas tipo salada são saudáveis, rápidas e super fáceis de fazer. Mantêm os nutrientes dos legumes, alimentam pela variedade de componentes, são saborosas se os legumes forem frescos, e são óptimas para quem não aprecia leguminosas cozidas...que é o meu caso..cortadinho aos bocadinhos tudo fica disfarçado :P

Espero muito que gostem e não se esqueçam de me contar se experimentarem ;)

Podem me tagar no Instagram, ou partilhar comigo no facebook @lifeloverbydani ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment