Thursday, April 25, 2013

Viagens | Creta, Grécia - para descobrir ;)

Oi Lovers,

Este ano, assim como no ano passado, quis tirar férias nos meus anos e andava aqui à procura de destinos low cost de last minute. Encontrei umas opções na Grécia, na ilha de Creta, e então comecei a pesquisar sobre a Ilha e a zona onde fica o Hotel. Decidi partilhar convosco! :)

A História...

Creta, em grego Κρήτη (kriti), é a maior das 13 ilhas gregas e a 5a maior ilha do Mediterrâneo. Situada no Sul do Mar Egeu, a ilha divide-se em 4 províncias (em grego chamado de nomos): Rethymnon, Chania, Lasithi e a capital Heraklion.

Entre 2800 e 1000 a.C. Creta foi a terra que abrigou a civilização minóica, até então conhecida como uma das culturas europeias mais avançadas. Como marco desta pegada ficaram as ruínas do Palácio de Knossos, sendo um dos sítios arquelógicos mais importantes da Grécia. Muitos anos mais tarde, em 1210, Creta foi ocupada pelos Venezianos e, em 1668, pelos Turcos. Já só muito recentemente, em 1913, é que voltou a fazer parte da Grécia.

Conhecida mundialmente por ter sido o berço da civilização minóica, Creta teve um grande desenvolvimento principalmente devido à sua posição geográfica que interceptava as rotas comerciais do Mar Mediterrâneo. Se quiserem ler mais sobre a ilha, sua história e desenvolvimento, cliquem aqui ;) Em baixo deixo o mapa da ilha e das suas províncias.



O Destino..

Nestas férias, o destino escolhido foi Anissaras que fica aproximadamente a 24 km a Este de Heraklion (a capital), na costa norte da ilha. Anissaras não é considerada vila ou cidade, mas sim "um sítio" rochoso que brota de Hersonissos (considerada a zona in). Se por um lado Anissaras é um destino sossegado de férias, Hernissos é conhecida pela sua atividade noturna.

As praias que seguem a costa são rochosas, mas existem algumas baías de areia que devem valer a pena procurar. O mar nesta zona é propício à prática de mergulho (algumas informações aqui) e existem também algumas grutas para explorar.

O passeio a pé ao longo das praias é super aconselhado. Também ouvi falar de um passeio até à área de Sarandaris. Para se chegar lá, caminha-se até ao final da estrada costeira de Anissaras, onde começa a praia de um grande hotel. Continuando nessa praia, passando pelas rochas, vai se chegar a uma pequena Igreja de onde se tem uma vista panorâmica sobre Hersonissos e as praias envolventes.

http://www.panoramio.com

Conhecem a ilha, e conheciam a sua história? Eu não!! Não vejo a hora das férias chegarem...está quase quase :D Algumas dicas que me queiram dar? ;) Bem, espero que tenham gostado deste post. Depois da viagem, se sempre for para lá, venho confirmar o veredicto eheh

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment