Thursday, June 20, 2013

Fitness | 6 Dicas para conseguir incluir exercício físico na sua rotina matinal

Olá Lovers,
Como estão hoje? 

Li um artigo no Mais Equilibrio, da autoria da Paula Perdiz e achei interessante. Decidi partilhar convosco. Ela dá-nos 5 passos que ajudam ao treino pela manhã. Enquanto escrevia as dicas, comecei a reflectir sobre o que eu realmente faço também, e decidi estabelecer essa analogia...bora lá ver então? ;) 

1. Acordar mais cedo - para se conseguir incluir o exercício físico na rotina matinal, é normal que tenhamos que definir o nosso despertador para mais cedo. Se a ideia for fazer 2 horas de exercício, será muito difícil passar a acordar às 6 da manhã, em vez de acordar às 8, certo? Mas se este processo for feito de forma gradual será muito mais fácil para o nosso corpo se adaptar.

O meu caso: Eu decidi fazer exercício de manhã, mas eu de manhã já não tenho muita margem. Eu durmo 8 horas, portanto para acordar às 6:00 tinha que me deitar às 10:00 da noite. Acho que esta foi a parte mais difícil e que me desmotivou mais. Por isso, aconselho que a hora de deitar não influencie a hora de acordar (apesar de considerar positivo fazer um esforço para dormir as 8 horas). A questão é que o corpo tem que se habituar a acordar mais cedo mas também tem que se habituar a deitar mais cedo. Por isso, quanto menos dependências que determinem a hora de acordar houver, melhor para se manter o plano ;)



2. Estipular metas reais - motivo é o combustível essencial para fazer o motor trabalhar. Se as metas estipuladas não forem reais, à 2a, 3a tentativa acaba-se por ter tendência de desistir e, claro está que, de manhã o sono e conforto da cama conseguem ser bastante convincentes.

O meu caso: Defini como o meu primeiro objectivo o conseguir acordar cedo e fazer qualquer coisas antes de seguir automaticamente para debaixo do chuveiro. O facto de chegar ao banho já completamente acordada fez com que eu começasse a saborear o dia naquele momento, debaixo da águinha quente. Fui aumentando as metas. No ínicio acabei por fazer exercícios super simples de alongamento sem esforço nenhum. Daqui, uma vez que já conseguia acordar cedo, passei a fazer exercícios de resistência. Comecei nos 5 minutos de cada série, passei para os 15, depois daqui passei a outro tipo de exercícios mais puxados...e por aí fora!



3. Escolher uma modalidade que combine com a sua personalidade - convém escolher um tipo de actividade que lhe dê prazer. Se não gostar de correr, de manhã vai custar muito mais levantar-se cedo quando o sono estiver a falar mais forte. 

O meu caso: Quando decidi começar a fazer exercício de manhã já sabia que ir ao ginásio ou sair de casa estava fora de questão. Aliás, até pensei em ir ao ginásio da minha empresa antes de começar a trabalhar. Não custava nada....fica no andar de baixo do meu escritório. Mas eu sabia que isso comigo não funcionava, então comprei algum equipamento para ter em casa: alguns pesos, colchão, corda para saltar, etc. Assim quando acordo, visto-me ainda meia a dormir, venho para a sala, como qualquer coisa e começo a fazer exercício. Sinto o meu corpo e o meu cérebro a acordar devagarinho. E em vez de acordar a pensar em trabalho, vou acordando focada no exercício que quero fazer. 



4. Compartilhar os objectivos - não só nas redes sociais, mas também com o seu parceiro, família ou amigos. Esta compartilha vai-lhe dar uma sensação de compromisso. Quando lhe perguntarem como está a correr o treino e se a rotina se tornou mais fácil ou não, a resposta que queremos dar será sempre positiva. 

O meu caso: eu decidi compartilhar no Blog, com amigos e com família. Isso ajudou bastante. Eu acabei por não fazer isso, mas aconselho para quem tem blogs a fazer actualizações de estado: peso perdido, ou músculo tonificado, mais horas de treino, etc...dependendo dos objectivos estabelecidos.




5. Fazer exercício com companhia - ter alguém para puxar por nós dá sempre aquele incentivo a mais. Para além disso, se os objectivos dessa companhia forem semelhantes, a evolução dela vai-nos fazer evoluir também, para não ficarmos para trás ;)

O meu caso: para mim é muito mais fácil sair da cama de manhã quando o meu namorado já saiu. Como nos levantamos sempre ao mesmo tempo, quando eu me levanto mais cedo para fazer desporto e ele decide não fazer, ele fica na cama até à hora normal de acordar (uma hora mais tarde). Custa muito mais ter força para levantar àquela hora, quando ainda é de noite! Quando ele se levanta primeiro e puxa por mim, torna-se muito mais fácil. 



Eu ainda adicionaria uma 6ª dica...

6. Usar outfits diferentes - para quem gosta de fashion, usar roupas novas e diferentes para fazer exercício dá uma extra motivação. É o mesmo que comprarmos uma mala nova que estamos entusiasmados para usar e depois ficarmos em casa uma semana sem sair à rua. Dá vontade de sair só para a estrear. Sinto que com a roupa de desporto é a mesma coisa. Eu tinha um conjunto de 5 leggings que queria estrear. Naquela semana estreei todos, nos 5 dias da semana..e postei no instagram as fotos de cada um...na semana a seguir, já não tinha nada de interessante para experimentar então senti que perdi um pouco da euforia! :P pode parecer tonto, mas a verdade é que fez diferença sim! 




































Bem, espero muito que tenham gostado destas dicas e...obrigada à Paula Perdiz pelo artigo ;)

E vocês, o que vos motiva a continuar a trabalhar para alcançar as vossas metas?

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment