Saturday, February 23, 2013

Epi-Dermabrasion - o que é?

Olá Lovers,

O assunto de hoje é relacionamento com o tratamento da pele. Acho que toda a gente tem dúvidas quanto à sua pele..qual o tipo, como tratar, que produtos usar, etc. Eu tenho uma pele que já passou de super oleosa a mista e que, hoje, consegue mesmo ser bem seca em algumas zonas. Nunca fiz nenhum tratamento, mas tenho paranóia com a minha pele desde sempre...sempre com algumas espinhas e os poros super abertos...horrendoo! ;)

Enfim, no outro dia decidi que queria fazer uma epi-dermabrasion (comprei o coupon mas ainda não fui) e, já que andei a pesquisar sobre o assunto, decidi partilhar convosco. Partilharei também o resultado da experiência, claroo!

Só uma notinha antes de continuar..eu não tenho qualquer conhecimento técnica ou académico de dermatologia e toda a informação transmitida aqui foi encontrada em várias fontes, quer na internet, como em livros, ou mesmo falada. Aconselho toda a gente a consultar um dermatologista, no caso de decidirem fazer o tratamento. 

Epi-dermabrasion - o que é?

Epi-dermabrasion é um novo conceito usada para uma limpeza de pele cujo intuito é remover as células mortas da epiderme (cama superior da pele). Este tratamento não é mais do que uma esfoliação mecânica menos agressivo do que as formas de esfoliação comummente conhecidas. No entanto, é preciso ter em atenção que, como qualquer outra esfoliação, este tratamento deixa a pele mais sensível. Por isso, para pessoas de pele sensível, muito seca e/ou facilmente irritável, pode não ser aconselhado. 

O que é usado?

Existem várias substâncias que podem ser usadas nos tratamentos de epi-dermabrasion:

1. substâncias granuladas naturais, como areia, serradura, sílica, pedra-pomes ou celulose;
2. substâncias solúveis abrasivas, como tetraborato de sódio (também conhecido por borax);
3. ou outros, tão simples e acessíveis como uma mera toalha ;)

Quer sejam incorporadas nas fórmulas de sabonetes ou cremes, quer sejam usadas como máscaras de peeling (é claro que aqui estamos a excluir a toalha eheh), estes ingredientes vão ajudar na remoção das células mortas da pele.

Porquê ir a um Centro Estético?

Bem, como puderam ver pela simples descrição acima, este é um método simples que pode ser feito em casa..aliás..todas nós fazemos este tratamento ao que chamamos de esfoliação :P Então, porque gastar dinheiro e ir a um centro especializado?

O tratamento feito por especialistas pode ser mais profundo e controlado; isto é, pode remover mais células mortas de uma forma menos agressiva. Se o tratamento for feito no corpo todo, será mais fácil (e relaxante) fazê-lo fora de casa ;) - eu costumo fazer em casa com sal do mar, mas se tivesse alguém a massajar-me acredito que seria bem melhor :P



Apesar do que eu referi anteriormente, que o tratamento deixa a pele mais sensível, este é fácil, simples e indolor. A pele fica macia e com um aspecto hidratado e saudável. Dependendo do tipo de pele da pessoa, uma sessão pode ser suficiente, ou podem ser precisas mais. É só prestar atenção à reacção da pele.

E vocês, já fizeram alguma vez este tratamento num centro estético? Como foi?

Quando for lá depois conto todos os detalhes ;)

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment