Tuesday, April 02, 2013

Divulgando | Dia Internacional do Autismo

Olá Lovers,

Hoje trago um tema muito especial que merece toda a atenção do Mundo, para que possamos viver num mundo mais igualitário.

O dia 2 de Abril foi determinado em 2007 pela ONU como o Dia Mundial do Autismo. O intuito é a consciencialização para esta realidade. Segundo os especialistas, estima-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo...pessoas estas que têm a sua própria forma de se comunicarem e interagirem com o mundo a seu redor.

O que é o Autismo?

O Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é identificado como um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), de origem genética causado por defeitos em certas partes do cérebro.

Esta síndrome afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento do indivíduo em relação ao que é esperado. Nalguns casos, o autista pode apresentar inteligência e fala intactas, enquanto que noutros, apresenta sérios problemas de desenvolvimento linguístico e cognitivo. 

Algumas das caraterísticas do Autismo são o distanciamento, a repetição de movimentos, a necessidade de silêncio e de organização/lógica. 

Em geral, é possível identificar-se esta alteração até aos três anos de idade, altura em que todas as manifestações já devem ter sido confirmadas; no entanto, hoje em dia, em muitos casos, já é possível detectar-se a síndrome mesmo antes dos dois anos. A síndrome afecta, na maioria dos casos, crianças do sexo masculino.

Como lidar com um Autista?

Tendo em consideração que o Autista tem dificuldade em socializar-se, torna-se compreensível a necessidade de criar situações de interação sem que se insista nas mesmas. Dar tempo e espaço ao Autista é essencial para que este consiga realizar as tarefas ao seu ritmo e dentro da sua rotina. 

Por outro lado, dado que os Autistas podem ter diferentes graus de desenvoltura, é essencial que se descubram as potencialidades da criança/adulto assim como os seus pontos mais fracos, para que seja possível ajudar no seu desenvolvimento.

Enquanto crianças é crucial um acompanhamento cuidadoso pelos pais e especialistas para ajudar no seu desenvolvimento; no entanto, depois de adultos, os Autistas continuarão a precisar de encorajamento e apoio emocional para a sua integração e autonomia.







Para mais detalhes de sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações, cliquem aqui.
Para ver os exames de despiste indicados, assim como alguns sinais de alerta, cliquem aqui.

E para percebermos que a diferença que existe no mundo somos nós que a fazemos, e que termos pena destes casos só faz com que se aumente a diferença, vou deixar-vos com este vídeo sobre Phelipe Peres, um Autista que leva a sua vida como qualquer um de nós. Não consegui fazer o upload, mas deixo-vos o link: Felipe Peres - Programa Especial.

Ter pena por descargo de consciência não ajuda...ajudar porque não se tem pena, mas sim porque se tem a consciência que estas pessoas precisam de apoio, isso sim, isso faz toda a diferença!

Espero muito que tenham gostado do post de hoje. É um tema sensível e bem sério, que nos faz pensar, não é? Não costumo pedir que divulguem o meu blog, mas peço sim que divulguem este post, para que a palavra passe de boca em boca...se não este, outros artigos, vídeos ou fotos...não importa...o que interessa é passem a palavra!

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment