Tuesday, June 18, 2013

Dicas | Como ganhar peso de forma saudável?

Olá Queridos,
Bem dispostos?

Devem-se estar a perguntar..."mas que raio! Ganhar peso? Deus me livre"! Pois é...é um caso complicado este que vos trago hoje! 

Eu olho à volta, pesquiso, peço opiniões, consulto nutricionistas e, na maioria dos casos que informação é que eu encontro? Toda aquela que é válida para perder peso! Eis que o meu problema é, e sempre foi, ganhar peso! Pois é...

Sabem quando estão stressadas que só querem comer coisas que não devem? Ou muito chocolate? ou muitos fritos...e por aí fora? Pois é...eu páro de comer! Em stress não há nada que passe pela garganta! Se estiver muito focada a trabalhar deixo as horas passar e não me lembro que devia ter comido qualquer coisas nos entretantos! 

Depois de muita pesquisa, acabei por encontrar um artigo super interessante no Street Articles. Venho partilhar convosco! Acredito que haja mais gente na mesma situação que eu à procura de informação! Engraçado que o artigo começa assim:

"Raparigas que tentam ganhar peso têm tido uma enorme dificuldade em encontrar a informação adequada" - right né! Acabei de o dizer antes ;) Vamos lá ver então que dicas é que este artigo nos dá....BORA LÁ MAGRICELAS ;););)


1. Criar um plano para ganhar peso:

Esta dica (claro está que também válida para quem quer ganhar peso) vai-nos ajudar no processo guiando-nos ao longo dos nossos objectivos. Esta orientação vai contribuir para que consigamos alcançar as nossas metas de forma mais rápida, pois não temos tanta tendência a perder o foco. Como diz o artigo, um plano ajuda na redução/eliminação da procrastinação, dúvidas e confusão no que tem que ser feito, assim como nos vai orientar a não actuarmos em direcção contrária às nossas metas. 

Este plano pode especificar:
* peso actual versus peso desejado, dando-nos um número exacto do número de quilos que queremos ganhar;
* que tipo de dieta levar a cabo, dando-nos uma ideia dos alimentos pelos quais devemos optar e os quais devemos evitar;
* que tipo e frequência de exercícios físicos praticar - daqui pode derivar um outro semi-plano: em que dias praticar, onde, e submetas específicas.




2. Consumir alimentos com alto nível calórico

Ao contrário da maioria da população feminina, as magricelas devem olhar para o valor calórico dos alimentos e optar pelos mais elevados (claro que tendo em consideração o valor nutritivo também). Não me estou a referir a junk food, mas sim a alimentos como:
* arroz integral
* pão integral/multi-cereais
* massa
* leite junk gordo
* ovos completo (gema + clara)
* carne branca e carne vermelha
* frutos secos como avelãs, nozes, etc
* vegetais com folha verde escuro
* frutas
* óleos como óleo de azeitona (azeite) e de côco

Estes são alimentos que, dada o seu valor nutricional e calórico, vão-nos ajudar a ganhar peso de forma saudável. Optar por comidas processadas como fast food e comidas preparadas ou bolachas...etc...não vai ajudar. Aliás...ajuda a ganhar peso, mas também exclui o conceito de saudável!




3. Fazer exercícios de resistência

Quando se fala em ganhar peso é preciso ter em atenção que ninguém vai querer ganhar gorduras indesejadas - daquelas que se acumulam na barriga, coxas ou peito (dependendo da fisionomia). Apesar de um certo nível de gordura ser bom, a melhor forma de ganhar peso é através do desenvolvimento de músculo. A estrutura do corpo de cada um depende da sua "arquitectura" óssea. No entanto, são os músculos que vão dar ao nosso corpo a forma mais torneada que tanto desejamos. 
Um bom plano de exercício é essencial, mas não se preocupem em ganhar demasiado músculo, pois a maioria das mulheres não têm testosterona suficiente para desenvolver muito músculo. Melhor será sempre procurar a orientação de um especialista. Os exercícios recomendados no artigo são:* abdominais* flexões* elevações* exercícios com pesos




4. Fazer exercícios de cardio
Este tipo de exercícios vai promover o exercício saudável do coração e a prevenção de doenças cardiovasculares. Isto porque ajudam a fazer chegar mais nutrientes aos músculos e a eliminar resíduos metabólicos. Mais uma vez, para descobrir quais os melhores tipos de exercícios a fazer, o melhor será consultar um especialista que vos possa orientar. 

5. Consumir suplementos de forma consciente
Antes de optar pelo consumo de suplementos, deve dar-se total prioridade aos alimentos, especialmente os não processados. Também é preciso ter em consideração a escolha dos suplementos, pois alguns ajudam a ganhar peso de forma incorrecta (adição de açúcares e gorduras nefastas).
Dito isto, se consumidos de forma correcta, os suplementos alimentares podem ser uma grande ajuda para os magricelas, juntamente com a prática de desporto. Os suplementos indicados no artigo são:
* abdominais

* proteína
* mono-hidrato de creatina


6. Deitar cedo
Muitas pessoas dão pouca importância a este aspecto e muitas vezes, se dão, acabam por não ter isso em consideração na sua rotina diária. Deitar cedo e dormir o número suficiente de horas permite ao corpo descansar e restaurar energia, ajudando na construção de massa muscular e na perda de gordura.
Hora indicada para deitar: antes das 22h pois algumas substâncias são libertadas entre as 23h e a 1h do dia seguinte.

Espero que estas dicas vos tenham ajudado. Um muito obrigada por este artigo que deu um conteúdo tão valioso para o tópico de hoje. 
Conhecem outras dicas para ganhar peso de forma saudável? Não se esqueçam de partilhar ;)
Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment