Tuesday, June 04, 2013

Dicas | Alimentos que ajudam a eliminar gordura

Olá Lovers,

Hoje venho com um tema interessante...e saudável ;) Dicas de 15 alimentos (ou grupos de alimentos) que ajudam na exterminação de gorduras.

Antes de mais, quero sublinhar que esta informação não é de minha autoria e o conteúdo foi retirado do livro "Dieta Seca-Barriga, de Heloísa Rocha (médica) e Marcella Amar (nutricionista). 

Bora lá espreitar e começar a trabalhar para um corpinho sarado?

1. Saladas cruas.  O livro menciona os benefícios das fibras da hortaliça. Estas têm baixo valor energético, reduzem a absorção de calorias e impedem a absorção de hidratos de carbono. 

2. Cogumelos, levedo de cerveja, nozes e espargos. Estes alimentos são ricos em cromo, um mineral que ajuda na redução da gordura em geral, mas especialmente aquela que se acumula na cintura. Este mineral age transformando os hidratos de carbono em fontes de energia, reduzindo a vontade de comer açúcares. 

3. Canela. Por ser de difícil digestão, a canela obriga o corpo a gastar mais energia ao digeri-la, reduzindo assim a sensação de fome. Para além disso, é também uma especiaria rica em cálcio. 

4. Aipo. Pouco calórico e rico em cálcio, o aipo é também uma grande fonte de potássio. O potássio, por sua vez, é um importante agente na eliminação do sal que causa a retenção de líquidos.

5. Iogurte desnatado e leite com redução de lactose. Ricos em cálcio, os derivados de leite (desnatado ou com redução de lactose) são de fácil digestão e afastam os gases que incham a barriga.

6. Cereais integrais. Para além de ricos em fibras, os cereais integrais regulam e mantêm os níveis de glicemia e insulina no sangue, assim como controlam os cortisol no organismo dada à sua constituição de vitaminas do complexo B. 

7. Salsa. Para além de um sabor incrível, esta plantinha tem acção diurética, ajudando a limpar os rins. 

8. Óleo de côco. Este ajuda no funcionamento das engrenagens do corpo, aumentando a temperatura e eliminando as calorias. É também uma grande fonte de vitamina E e um poderoso antioxidante. 

9. Frutas vermelhas. Alguns exemplos são o morando, a romã, o mirtilo, a amora, a framboesa e a cereja. Estas saborosas frutinhas ajudam na redução da massa gorda, assim como do excesso de gordura no sangue. 

10. Chá verde e de hibisco. Todo o chá é benéfico, mas estes são especialmente benéficos para o emagrecimento, pela acção da catequina e prolifenois que aceleram o metabolismo (chá verde) e para a regularização do intestino e drenagem de líquidos (hibisco).

11. Sumo de limão. O ácido cítrico ajuda na eliminação do excesso de gordura e, ao ser diurético, ajuda também a aliviar o inchaço. A casca, normalmente desposada, é também rica em pectina, uma fibra solúvel que dá a sensação de saciedade. 

12. Bróculos. Para além de ser rico em fibras, cálcio e ter um baixo nível de insulina, os bróculos ajudam na neutralização dos xenoestrogénios. Estas são substâncias químicas tóxicas que constituem muitos aditivos usados na indústria alimentícia. 

13. Peixes de águas frias e profundas. Alguns exemplos são o salmão, o atum, o bacalhau e a sardinha. Esta variedade de peixe é rica em ómega 3 (ajudando na drenagem de líquidos), gordura poli-saturada, evitanto a acumulação de LDL (colesterol nocivo) nos vasos sanguíneos. Por outro lado, estes peixes são ricos em HDL (colesterol benéfico), que ajuda ao funcionamento do coração e aumenta a sensação de saciedade. 

14. Pimenta vermelha. Rica em capsaicina, a pimenta vermelha é capaz de acelerar o metabolismo até 20% (se ingerida em torno de 3 gramas por dia), e duplica a produção de calor durante algumas horas após ter sido consumida. Ajuda também na eliminação dos níveis de glicose no sangue. 

15. Gengibre.  Este alimento é óptimo pois, ao contribuir para o aquecimento do organismo, aumenta o consumo de calorias e ajuda na eliminação da gordura acumulada.


O que acharam das dicas? Eu adorei ficar a saber destes detalhes acerca dos alimentos. Espero que tenham gostado também.

Um BEIJO,
LifeLover

No comments:

Post a Comment